As Crônicas Marcianas



Resumo
As Crônicas Marcianas

No final da Segunda Guerra Mundial e durante a Guerra Fria Bradbury Ray narra em seu livro; As Crônicas Marcianas as aventuras da exploração terrestre em Marte, entre 1999 e 2026. Entre elas então:
Jan./fev. de 1999: O Verão do Foguete / Ylla. Uma mulher marciana sonha com um foguete descendo do céu, contendo uma criatura de pele clara e olhos azuis, chamada Nathaniel York. Quando o foguete pousa seu marido cansado do falatório da mulher atira nos homens.
Ago. de1999: A Noite de Verão / Os Homens da Terra. Por todo o planeta Marte, as pessoas começam a murmurar melodias da Terra e têm sonhos estranhos. Quando um segundo foguete aterrissa, os astronautas saem para explorar o lugar. Eles encontram marcianos e dizem que são terrestres, mas todos acham que o capitão é louco e que materializaram seu foguete junto com a tripulação como parte das suas alucinações. Os astronautas acabam sendo mortos a tiros por um psiquiatra que em seguida se mata ao ver os cadáveres e o foguete não sumirem.
Mar./Abr. de 2000: O Contribuinte / A Terceira Expedição. Um contribuinte enlouquecido tenta embarcar no terceiro foguete para Marte, mas é impedido. Quando o foguete pousa, os astronautas se veem numa pequena cidade americana ideal. Eles encontram seus parentes mortos e se separam para jantar com pais e irmãos perdidos. O capitão John Black vai para a cama próximo ao seu irmão morto há tantos anos, apenas para notar que talvez isso tudo seja uma armadilha marciana. Seu "irmão" o mata antes que ele consiga sair do quarto, e o mesmo acontece com toda a sua tripulação.
Jun. de 2001: ...E a Lua Continua Brilhando. Um ano depois, aterrissa a quarta expedição, que é bem sucedida. Quase todos os marcianos morreram de gripe, aparentemente contraída de uma das expedições anteriores. O capitão Wilder deixa seus homens cantarem e dançarem, mas isso enfurece o arqueólogo da expedição, Jeff Spender. Spender se sente humilhado pela grande civilização marciana e quer que o resto da tripulação se comporte dignamente. Ele enlouquece e tenta matar seus colegas. Wilder discute com ele e é um tanto compreensivo sobre o seu ponto de vista, mas, no final, tem que matá-lo a tiros.
Ago./Dez. de 2001: Os Colonizadores / A Manhã Verde. Começam a chegar colonos a Marte, atraídos pela promessa de trabalho. O trabalho de Benjamin Driscoll é plantares árvores. Uma manhã, depois que finalmente chove, ele se vira para trás e vê que a paisagem outrora arenosa e desolada está agora coberta de verde.
Fev./ago. de 2002: Os Gafanhotos / Encontro Noturno. Outro colono, Tomás Gomez, passa por uma experiência ainda mais estranha quando, no meio do nada, ele se encontra com um marciano. Eles não podem se tocar, pois aparentemente existem em diferentes planos temporais.
Out. de 2002: A Praia.  O Padre Peregrine descobre que os misteriosos "balões azuis" que parecem ajudar os terrestres em perigo de morte são uma forma de vida marciana avançada. Ele discute com o padre Stone se Cristo pode assumir diferentes formas físicas.
Fev./abr. de 2003: Intermédio / Os Músicos. Os primeiros colonos são rudes, mas eles erguem igrejas nas pequenas vilas, exatamente como nas cidades americanas. Às vezes, suas crianças escapolem até as ruínas marcianas, onde incontáveis carcaças ainda estão sendo removidas. Eles cantam músicas e brincam com os ossos marcianos.
Jun. de 2003: Flutuando No Espaço. Na Terra, todos os negros do Sul dos Estados Unidos se juntaram para emigrar para Marte. Enquanto eles caminham num desfile de partida através de uma cidade, um branco racista, o sr. Teece, tenta impedi-los de embarcar, mas eles se juntam para pagar todas as dívidas. O racista chora de raiva e sente-se perdido sem eles.
2004 – Ago./set de 2005: A Escolha dos Nomes / Os Velhos / O Marciano. Eventualmente, Marte é invadida por aposentados. Um casal sente falta de seu filho morto, até que um dia Tom aparece no seu alpendre. Na verdade, ele é um marciano que muda de forma de acordo com os desejos daqueles ao seu redor, e, quando vai à cidade, muitas pessoas brigam por causa dele, cada um pensando que ele é uma pessoa diferente.
Nov. de 2005: A Loja de Malas / A Baixa de Estação. Chegam notícias da Terra, dizendo que a guerra atômica é iminente. Sam Parkhill, um ex-membro da expedição do capitão Wilder, está orgulhoso da barraca de cachorros-quentes que ele acabou de abrir. Subitamente, alguns marcianos se aproximam dele, mas ele os mata. Finalmente, ele é subjugado. Os marcianos doam a ele documentos de posse dos terrenos de metade de Marte. Sam fica deslumbrado até a noite, quando ele vê a Terra explodir em chamas.
Nov. de 2005: Os Observadores. Por todo o planeta, as pessoas observam o céu e chega um sinal de rádio a Marte dizendo "voltem para casa". O planeta é evacuado.
Dez. de 2005: As Cidades Silenciosas. Um homem chamado Walter Gripp, que vive nas montanhas, é deixado para trás. Ele busca desesperadamente por uma mulher para fazer-lhe companhia mas, quando encontra Genevieve Selsor, ela é insuportável.
Abr. de 2026: Os Longos Anos. Passam-se vinte anos e um homem chamado Hathaway vive com sua família num abrigo em Marte, esperando pelo resgate. Finalmente, um foguete pousa. É o capitão Wilder, retornando de uma viagem de exploração a Júpiter e Plutão. Ele não compreende por quê a família de Hathaway não envelheceu. Quando finalmente Hathaway morre de ataque cardíaco, Wilder descobre que eles são robôs.
Chuvas Leves Virão. Na Terra, uma casa totalmente automática está morrendo. Seus moradores morreram muito tempo antes, na guerra nuclear, mas a casa continuou se limpando a tocando música todos os dias. Uma árvore cai e desencadeia um incêndio na casa.


Resenha

Bradbury Ray.1920 - As Crônicas Marcianas / Ray Bradbury; tradução Ana Ban; apresentação Jorge Luis Borges; prefácio Donizete Galvão – São Paulo: Globo, 2005
Terráqueos à marte
Henrique Veiga Moreira
Em As Crônicas Marcianas, Ray Bradbury narra historia de colonização humana de Marte, que ganha em seu livro novas cores, graças à narrativa vibrante, bem-humorada com toque de sarcasmo, absurdo e clima de terror em alguns momentos.
Publicada no período da Guerra Fria, o livro se passa num futuro retro de 1999 a 2026. Os terráqueos vão a Marte em busca de emprego, de novos recursos, de uma simples razão para continuar existindo. O que se passa é o dia a dia num planeta estranho com dramas familiares e problemas filosóficos e éticos ao mesmo tempo iguais aos nossos. 
O livro refrete em primeiro lugar o grande medo dos homens de uma guerra atônica que dizime a vida na terra. É o que estimula os terráqueos a conquistar Marte. Bradbury mostra muita desconfiança em para onde o progresso pode conduzir o homem. Teme que o avanço tecnológico leve a humanidade ao caos e à catástrofe.

Porque da escolha: quis saber como Ray Bradbury em plena guerra fria, descreveria a colonização em Marte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião